segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010


11 - Respostas  Práticas ao Novo Nascido
Lição 11 
Com que frequência o cristão deve ler a bíblia?
 
 A Bíblia é alimento espiritual do cristão, pois então, deverá lê-la todos os dias.

 
“Bem aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita dia e noite.” ( Salmos 1:1-2 )
 
É importante testemunhar nossa fé aos outros?
 
 Sim. É muito importante; pois, assim se caracteriza que você realmente nasceu de novo em Jesus, você agora é testemunha de Cristo.
 

“Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, Eu o confessarei diante de meu Pai, que estás nos céus.” ( Mateus 10:32  )
Por que devo me batizar?
 
 Você agora é um novo nascido em Jesus e deve dar testemunho público da sua fé em Jesus. Através do batismo você confirma a sua nova vida, tendo mais convicção da sua salvação. Também poderá ser recebido como membro do corpo de Cristo, participando de privilégios que só tem aqueles que são integrados no corpo de Cristo ( a igreja ) .

 
“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”     ( Marcos 16:16 )
 
“Portanto ide , ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo;” ( Mateus 28:19 )
 
“Louvando a Deus, e caindo na graça de todo povo. E todos os dias acrescentava o Senhor a igreja aqueles que haviam de salvar.” ( Atos  2:47 )
 

Porque corpo e mente do cristão devem ser mantidos puros?
 
 O corpo e a mente dos cristãos devem ser mantidos puros porque são templos do Espírito Santo .
 

“Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” ( I Corintios 6:19 )
 
“Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é Santo.” ( I Corintios 3:17 )
Por que não posso ter vícios?
 
 A ação do fumo, do álcool  e das drogas no corpo são prejudiciais à saúde do indivíduo, destruindo seu corpo e mente lentamente, POR ISTO procure seu Pastor ou discipulador e peça ajuda em oração e aconselhamento para abandonar seus vícios.

“Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daqueles a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?” (Romanos 6:16 )
 

Como devo tratar meus pais?
 
 Com honra, amor e obediência.
 

“Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra teu pai e tua mãe, que é o primeiro mandamento como promessa;”        ( Efésios  6:1-2 )
 
Como devo tratar os governantes e autoridades?
 
 Devemos obedecê-los e orar por eles.

 
“ Toda alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus.”      ( Romanos 13:1 )
Como devo tratar os líderes, oficiais da igreja?
 
 Devemos respeitá-los e obedecê-los.

 
“Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos será útil" ( Hebreus 13:17 )
Como tratar a outros crentes?
 
 Devemos amá-los como Cristo nos ama.
 

“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros: como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.” ( João 13:34 )
 
Como tratar amigos e vizinhos?
 
 Devemos tratá-los como gostaríamos de ser tratados por eles.
 

“E, como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós também.” (Lucas 6:31 )
 
“Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás, e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume:  Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” (Romanos13:9 )
Como tratar os que nos injuriam e nos perseguem?
 
 Devemos amá-los e perdoá-los.
“Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem.” (Mateus 5:44 )
“Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso pai  vos não perdoará as vossas ofensas.” ( Mateus 6:15 )
Qual a maior das virtudes cristãs?
 
 O amor é a maior das virtudes.
“ Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estas três, mas a maior destas é o amor.” ( I Corintios 13:13 )

A quem os cristãos devem dar amor?
 
 Devem amar a Deus, outros crentes, os incrédulos e mesmo seus inimigos.
 

“ E Jesus disse-lhes: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda tua alma, e de todo o teu pensamento.” ( Mateus 22:37 )
 
Por que o crente deve vigiar bem os seus pensamentos?
 
 O cristão deve disciplinar os seus pensamentos porque a Bíblia diz que nossos pensamentos dirigem a nossa vida. Nossos pensamentos só agradarão a  Deus , quando eles forem puros.

 
“ E a  paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4:7-8 )
 
Porque o cristão deve ter cuidado com o que vê e ouve?
 
 Porque aquilo que vemos ou ouvimos, penetra em nossos pensamentos.
“ A lâmpada do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;” (Mateus 6:22 )
 
“ E disse-lhes: Atendei ao que ides ouvir. Com a medida com que medirdes vos medirão a vós,e ser-vos-á ainda acrescentada.”  ( Marcos 4:24 )
 

O que significa dizimar?
 
 Dizimar é dar dez por cento do nosso salário à obra do Senhor , fazendo isso Deus vai repreender a satanás para que ele não roube o nosso dinheiro. Além do mais o Senhor vai derramar muitas bençãos  físicas, espirituais e financeiras em nossa vida. Dando o dízimo nunca vai faltar o suficiente para suas necessidades pessoais.
“Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes. Tornai vós para mim e eu  tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos. Mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e me dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. Com maldição sois amaldiçoados, porque me roubais a mim, vós, toda a nação. Trazei todos os dízimos a casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim , diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma benção tal, que dela vos advenha a maior abastança.” (Malaquias 3:7-10)
 
“ Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.” (Mateus 23:23)
Você poderá dizer : Eu dar do meu salário para a igreja ? não mesmo. Meu amado (a), primeiro queremos lhe dizer que você não estará dando a homens mas a Deus! Segundo saiba que o dizimo ou seja dez por cento do que ganhamos não nos pertence mesmo , mas pertence a Deus. Em terceiro lugar entenda que quem dá recebe, a lei de Deus é: Daí e dar-se vos á. Quando você dá, você canaliza as bençãos do Senhor para sua vida .
"Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria."                    (II Corintios 9:6)
"Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos deitarão no regaço; porque com a mesma medida com que medis, vos medirão a vós." (Lucas 6:38) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário