segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010


03 - Qual é a Verdade ? 
Lição 03 
A única fonte de verdade
 
   Apenas  observando o mundo ou estudando sua história ou sua ciência podemos saber muitas coisas; porém, jamais saber a verdade. A Bíblia é a única fonte de verdade, ela nos conta como começou a vida, qual o propósito da vida e muito mais. A Bíblia é para o cristão como a bússola é para o marinheiro, é um manual de instruções  para o homem, a criatura de Deus.
   “ Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”   ( João 8:32.)
Ninguém tem argumentos concretos para desacreditar a palavra de Deus. Conheça a verdade, que é a palavra de Deus, e será liberto de todos os embaraços de sua vida. Toda a tristeza passará  quando o homem tiver um encontro com a verdade. A verdade não deixa dúvida, a verdade que é a palavra de Deus vai te libertar e te esclarecerá para todo o sempre.
 A Bíblia palavra de Deus
 
 A Bíblia é um eterno manancial de vida, vida eterna. Ela é formada por 66 livros, divididos entre Velho Testamento ( antes do nascimento de Jesus )e Novo Testamento ( após o nascimento de Jesus ). O Senhor Deus é o verdadeiro autor das escrituras sagradas, Ele fala conosco através da sua palavra, a Bíblia é a santa palavra de Deus falando conosco. Você que  acaba de se tornar um cristão, um novo nascido em Jesus deverá ouvir sempre a voz de Deus falando com você, por isso não deixe de ler a palavra de Deus ( a Bíblia ).
 Antigo Testamento
 O tema do Antigo Testamento é: o Messias virá. Inicia-se com a narração da criação do mundo e do homem no livro de Gênesis. O mundo foi criado perfeito, mas o pecado se introduziu nele e até hoje podemos ver os efeitos desta destruição. O Antigo Testamento relata a promessa feita por Deus de que um dia o Messias esmagaria a cabeça da serpente, vencendo o poder do pecado. Este Messias é identificado como um cordeiro, um animal limpo e inocente, morto em lugar do pecador. Foi profetizado que o Messias nasceria no povo judeu e assim a história do Antigo Testamento está centralizada neste povo,  o povo escolhido por Deus, para receber o Redentor.
 O Novo Testamento
 O tema do Novo Testamento é: O Messias veio e voltará. Relata a alegre notícia da chegada do Redentor e a triste rejeição que Ele sofreu Jesus Cristo cumpriu todas as profecias e realizou muitos milagres. As multidões o seguiam alegremente, mas quando teve que enfrentar a cruz do calvário, Ele estava só. O Novo Testamento relata o mistério de Jesus e também alguns fatos sobre a igreja em seus primeiros dias, estão contidas também diversas cartas doutrinárias que são a fonte para nosso crescimento espiritual.
 

 Qualidades da palavra de Deus

 
 01- A palavra de Deus é divina:
“ Toda escritura é inspirada por Deus é útil  para o ensino , para a repreensão, para  correção , para instruir em justiça; ” (II Timóteo 3:16 )


 02- A palavra de Deus é viva:
“ Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir  os pensamentos e intenções do coração. ” (Hebreus 4:12 )
 

 03 - A palavra de Deus é a verdade:
 

“ Santifica-os na verdade: a tua palavra é a verdade. ”  (João 17:17 )
 

 04 - A palavra de Deus é fonte de Fé fé:

“ De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. ” (Romanos 10:17 )
 

 05 - A palavra de Deus é padrão de vida cristã:
“ Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti. ” ( Salmos 119:11 )

 06 - A palavra de Deus é motivo de meditação:
“ Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e então prudentemente te conduzirás. ” ( Josué 1:8 )
 

  07 - A palavra de Deus é prática:
“ Todo aquele, pois, que escuta as minhas palavras e as pratica, compará-lo ei ao homem prudente, que edificou sua casa na rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e sopraram ventos, e combateram aquela casa e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.” ( Mateus 7:24-25)
 08 - A palavra de Deus é completa:
“ Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; ”
(Apocalipse 22:18 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário